SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50CONVERSAS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICAS E CURRÍCULOS: MOVIMENTOS NAS/DAS PESQUISASFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira  y  PRADO, Guilherme do Val Toledo. FORMADOR EXTERNO: QUAL O SENTIDO DE SUA ATUAÇÃO EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA?. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.11-29.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26633.

É fato que nos últimos anos, em nosso país, o cenário da educação brasileira vem atravessando momentos de muitas mudanças, incertezas e contradições. Na mídia, nos discursos políticos das diferentes instâncias públicas, sejam municipais, estaduais ou federais, há um ponto comum quando se trata de propostas e ações para enfrentar esses dilemas: o investimento na formação continuada de professores e profissionais da área em geral. Neste artigo pretendemos tecer algumas considerações sobre o sentido da atuação do formador externo no âmbito dos programas de formação continuada de modo a contribuir para o fortalecimento de uma instituição cada vez mais desacreditada e desgastada aos olhos da população.

Palabras clave : Formação Continuada; Formador externo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )