SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue50FORMADOR EXTERNO: QUAL O SENTIDO DE SUA ATUAÇÃO EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA?TENSIONS BETWEEN POLITICS, CURRICULUMS AND INCLUSIVE EXPERIENCES IN THE TRAINING OF TEACHERS IN SÃO GONÇALO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

VIEIRA, Norma Cristina; MACIEL, Rogerio Andrade  and  MACIEL, Wanessa Rafaela Andrade. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.30-48.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.27077.

Propõe-se analisar a formação continuada de professores do Programa Escola da Terra no município de Bragança, Amazônia Oriental. Observação participante e entrevistas semi- estruturadas e grupos focaisforam as técnicas de coleta de dados. O Programa Escola da Terra desenvolveu em Bragança formações continuadas para os professores das escolas do campo que atuam na multissérie.Sete formações se constituíram no regime de alternância no tempo escola e tempo comunidade, com base curricular via complexo temático. A formação continuada do Programa construiu comos professores um planejamento curricular embasado por conhecimentos interdisciplinares a partir das experiências dos sujeitos do campo, a valorização de sua realidade e de seus saberes.

Keywords : FORMAÇÃO; MULTISSÉRIE; EDUCAÇÃO DO CAMPO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )