Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
VIEIRA, Norma Cristina; MACIEL, Rogerio Andrade e MACIEL, Wanessa Rafaela Andrade. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.30-48. Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27077.
Propõe-se analisar a formação continuada de professores do Programa Escola da Terra no município de Bragança, Amazônia Oriental. Observação participante e entrevistas semi- estruturadas e grupos focaisforam as técnicas de coleta de dados. O Programa Escola da Terra desenvolveu em Bragança formações continuadas para os professores das escolas do campo que atuam na multissérie.Sete formações se constituíram no regime de alternância no tempo escola e tempo comunidade, com base curricular via complexo temático. A formação continuada do Programa construiu comos professores um planejamento curricular embasado por conhecimentos interdisciplinares a partir das experiências dos sujeitos do campo, a valorização de sua realidade e de seus saberes.
Palavras-chave : FORMAÇÃO; MULTISSÉRIE; EDUCAÇÃO DO CAMPO.