SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue50DISCURSIVE ARTICULATIONS AROUND THE SIGNIFIER NATURE OF SCIENCE: CURRICULUM, FORMATION, POLITICSAPPROPRIATION IN CURRICULAR TERRITORIES: CARTOGRAPHING DE-FORMATION IN HISTORY OF ART author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RIBEIRO, Letícia Mendonça Lopes  and  DAMASCENO, Ednacelí Abreu. O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: Um importante passo na formação da identidade docente. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.105-118.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.29343.

Objetivou-se identificar aspectos marcantes do princípio do exercício profissional vivenciado por professores iniciantes, considerando a importância desta fase na formação da identidade docente. Para tanto, entrevistouse cinco professores iniciantes que principiaram suas atividades como unidocentes em classes do ensino fundamental no município de Rio Branco, estado do Acre. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa vivenciaram trajetórias distintas, mas são unânimes em afirmar que a recepção das equipes escolares, nas primeiras instituições em que lecionaram, foram fundamentais para a sensação de segurança (ou insegurança) concebida nas atividades iniciais. Reconhece-se que a consolidação da identidade docente está associada ao apoio que o professor iniciante recebe suas primeiras ações.

Keywords : Professores Iniciantes; Socialização Profissional; Identidade Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )