SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE NATUREZA DA CIÊNCIA: Currículo, formação, políticaAPROPRIAÇÕES NOS TERRITÓRIOS CURRICULARES: Cartografando de-formações na história da arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RIBEIRO, Letícia Mendonça Lopes  e  DAMASCENO, Ednacelí Abreu. O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: Um importante passo na formação da identidade docente. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.105-118.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.29343.

Objetivou-se identificar aspectos marcantes do princípio do exercício profissional vivenciado por professores iniciantes, considerando a importância desta fase na formação da identidade docente. Para tanto, entrevistouse cinco professores iniciantes que principiaram suas atividades como unidocentes em classes do ensino fundamental no município de Rio Branco, estado do Acre. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa vivenciaram trajetórias distintas, mas são unânimes em afirmar que a recepção das equipes escolares, nas primeiras instituições em que lecionaram, foram fundamentais para a sensação de segurança (ou insegurança) concebida nas atividades iniciais. Reconhece-se que a consolidação da identidade docente está associada ao apoio que o professor iniciante recebe suas primeiras ações.

Palavras-chave : Professores Iniciantes; Socialização Profissional; Identidade Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )