SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue50APPROPRIATION IN CURRICULAR TERRITORIES: CARTOGRAPHING DE-FORMATION IN HISTORY OF ARTPEDAGOGICAL EXPERIENCES OF A CURRICULUM IN MOVEMENT IN MIDDLE SCHOOL IN RURAL TERRITORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

REIS, Darianny Araújo dos. CURRÍCULO INTERCULTURAL CRÍTICO NA ESCOLA: Formação que produz diferenças. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.135-150.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.29154.

No presente artigo refletimos sobre o currículo escolar numa perspectiva intercultural crítica baseando-nos, especialmente, em Fleuri, Candau, Moreira e Candau. O currículo como projeto formativo torna-se um instrumento poderoso na luta por superar visões monoculturais, monolíticas e redutoras que constrangem práticas anti-discriminatórias, de abertura e de diálogo com as diferenças e diversidades culturais. Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes, ou seja, como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.

Keywords : Escola; Currículo; Perspectiva intercultural crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )