SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50APROPIACIONES EN LOS TERRITORIOS CURRICULARES: CARTOGRAFANDO DE-FORMACIONES EN LA HISTORIA DEL ARTEEXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UM CURRÍCULO EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIO RURAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

REIS, Darianny Araújo dos. CURRÍCULO INTERCULTURAL CRÍTICO NA ESCOLA: Formação que produz diferenças. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.135-150.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.29154.

No presente artigo refletimos sobre o currículo escolar numa perspectiva intercultural crítica baseando-nos, especialmente, em Fleuri, Candau, Moreira e Candau. O currículo como projeto formativo torna-se um instrumento poderoso na luta por superar visões monoculturais, monolíticas e redutoras que constrangem práticas anti-discriminatórias, de abertura e de diálogo com as diferenças e diversidades culturais. Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes, ou seja, como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.

Palabras clave : Escola; Currículo; Perspectiva intercultural crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )