SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50APROPRIAÇÕES NOS TERRITÓRIOS CURRICULARES: Cartografando de-formações na história da arteEXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UM CURRÍCULO EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIO RURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

REIS, Darianny Araújo dos. CURRÍCULO INTERCULTURAL CRÍTICO NA ESCOLA: Formação que produz diferenças. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.135-150.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.29154.

No presente artigo refletimos sobre o currículo escolar numa perspectiva intercultural crítica baseando-nos, especialmente, em Fleuri, Candau, Moreira e Candau. O currículo como projeto formativo torna-se um instrumento poderoso na luta por superar visões monoculturais, monolíticas e redutoras que constrangem práticas anti-discriminatórias, de abertura e de diálogo com as diferenças e diversidades culturais. Nesta conformidade, um currículo intercultural crítico consiste em fomentar concepções, estratégias, métodos e ações educativas fundamentadas em valores tais como solidariedade, pluralidade e democracia, substancialmente relevantes, ou seja, como uma proposta que se perfila mais do que pedagógica, ética e político-social.

Palavras-chave : Escola; Currículo; Perspectiva intercultural crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )