SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue50PEDAGOGICAL EXPERIENCES OF A CURRICULUM IN MOVEMENT IN MIDDLE SCHOOL IN RURAL TERRITORYCURRICULUM AND COMPARED EDUCATION: PERSPECTIVES AND CHALLENGES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

THESING, Mariana Luzia Corrêa  and  COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. A “MUDANÇA DE FIGURA”: Proposições para “mudar um país”?. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.166-181.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.27850.

Este texto discute as proposições apresentadas no Documento Base (BRASIL, 2016a) com Orientações para os Cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino e na nova Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Decreto nº 8.752/2016). A partir de uma pesquisa documental, evidencia-se a proposição de uma reformulação nos cursos de formação inicial de professores fundada em conhecimentos de natureza didático-metodológica, com primazia na competência pelo saber fazer. Os documentos revelam a perda de direitos profissionais e a reconfiguração de seus processos formativos – em que há a secundarização de elementos fundantes à formação docente, voltados à formação político-pedagógica desses profissionais.

Keywords : Formação de Professores; Currículo; Políticas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )