SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UM CURRÍCULO EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIO RURALCURRÍCULO Y EDUCACIÓN COMPARADA: PERSPECTIVAS Y DESAFÍOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

THESING, Mariana Luzia Corrêa  y  COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. A “MUDANÇA DE FIGURA”: Proposições para “mudar um país”?. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.166-181.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.27850.

Este texto discute as proposições apresentadas no Documento Base (BRASIL, 2016a) com Orientações para os Cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino e na nova Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Decreto nº 8.752/2016). A partir de uma pesquisa documental, evidencia-se a proposição de uma reformulação nos cursos de formação inicial de professores fundada em conhecimentos de natureza didático-metodológica, com primazia na competência pelo saber fazer. Os documentos revelam a perda de direitos profissionais e a reconfiguração de seus processos formativos – em que há a secundarização de elementos fundantes à formação docente, voltados à formação político-pedagógica desses profissionais.

Palabras clave : Formação de Professores; Currículo; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )