SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50RELATAR LA EXPERIENCIA DOCENTE. LA DOCUMENTACIÓN NARRATIVA DEL MUNDO ESCOLAR“UMA PÁ DE OCUPAÇÃO”: Ocupações escolares e atuação juvenil no Rio Grande do Sul (2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERREIRA, Dulcinéia de Fátima  e  FRANCO, Paulo Cesar. OFICINA DE FANDANGO COMO EDUCAÇÃO POPULAR NA COMUNIDADE TRADICIONAL CAIÇARA – JUREIA/IGUAPE/SP. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.210-227.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.27009.

Neste artigo compartilhamos uma pesquisa que realizamos na Associação dos Jovens da Jureia, Iguape, São Paulo. Nasceu da inquietação e análise em torno do modo como a lógica do capital globalizado atua sobre as comunidades tradicionais e as experiências locais, produzindo o sentimento de impotência, inferioridade, insignificância. Tivemos como objetivos: cartografar uma experiência de Oficinas de Fandango na comunidade Caiçara; compartilhar o potencial contra-hegemônico presente nessa experiência e no modo de vida dessa comunidade tradicional. Pudemos identificar como a vida em comunidade, a prática do mutirão, a cultura tradicional caiçara, o encontro entre mestres do Fandango e jovens da Jureia, apresentam-se como uma experiência de Educação Popular e território de reinvenção da vida.

Palavras-chave : Oficina de fandango caiçara; Educação Popular; saber da experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )