SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número50ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE: UM ELO POSSÍVEL?GRUPOS DE PESQUISA ONLINE: PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO COLETIVA NO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Marcos Lopes de  e  FERRARI, Anderson. DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID COMO LUGAR DE TRAVESSIA E AVENTURA. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.306-319.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.29486.

Este trabalho é fruto de uma pesquisa preocupada com a formação docente para as discussões sobre diversidade de gênero e sexual na escola, desenvolvida com três grupos do PIBID de uma Universidade pública federal de Minas Gerais. Partimos da importância desse programa para a formação e para o trabalho com as relações de gênero e sexualidade, vamos trabalhar com o PIBID na educação infantil. Um grupo que envolve licenciandas(os) e professoras(es) da educação básica tendo como pressuposto a desnaturalização e a desestabilização das visões normatizadoras e normalizadoras dos gêneros e das sexualidades. A problematização foi a metodologia de análise adotada a partir da perspectiva foucaultiana e pós estruturalista que nos possibilitou colocar sob suspeita as formas de saber e a constituição dos sujeitos atravessados por discursos e por relações de poder.

Palavras-chave : formação docente; gênero; sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )