SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51GENDERS AND SEXUALITIES PRACTICED IN DISSIDENT CURRICULUM IN/WITH THE DAILY SCHOOL ACTIVITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

WUNDER, Alik  and  VILLELA, Alice. (IN)VISIBILIDADES E POÉTICAS INDÍGENAS NA ESCOLA: Atravessamentos imagéticos. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.14-32.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30739.

O artigo envolve-se por três atravessamentos imagéticos que mobilizaram pensamentos sobre a criação de outras visibilidades aos povos indígenas nos currículos escolares. O encontro com um vídeo, com um livro e a realização de uma oficina de criação com palavras e imagens foram três movimentos que um curso sobre temática indígena na escola possibilitou. Como encontrar, como receber e se deixar atravessar por imagens de povos secularmente silenciados? Os indígenas nos oferecem outras palavras, outras imagens, mundos outros, ampliam possíveis e intensificam micropolíticas inventivas. As leituras de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre micropolíticas, de Eduardo Viveiros de Castro sobre o perspectivismo ameríndio e de outros autores nos convidam a deslocar as imagens construídas sobre os indígenas e a criar a partir de suas poéticas e regimes conceituais.

Keywords : imagens; povos indígenas; arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )