SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número51GÉNEROS Y SEXUALIDADES PRACTICADOS EN CURRÍCULOS DISIDENTES EN LOS COTIDIANOS ESCOLARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

WUNDER, Alik  y  VILLELA, Alice. (IN)VISIBILIDADES E POÉTICAS INDÍGENAS NA ESCOLA: Atravessamentos imagéticos. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.14-32.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30739.

O artigo envolve-se por três atravessamentos imagéticos que mobilizaram pensamentos sobre a criação de outras visibilidades aos povos indígenas nos currículos escolares. O encontro com um vídeo, com um livro e a realização de uma oficina de criação com palavras e imagens foram três movimentos que um curso sobre temática indígena na escola possibilitou. Como encontrar, como receber e se deixar atravessar por imagens de povos secularmente silenciados? Os indígenas nos oferecem outras palavras, outras imagens, mundos outros, ampliam possíveis e intensificam micropolíticas inventivas. As leituras de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre micropolíticas, de Eduardo Viveiros de Castro sobre o perspectivismo ameríndio e de outros autores nos convidam a deslocar as imagens construídas sobre os indígenas e a criar a partir de suas poéticas e regimes conceituais.

Palabras clave : imagens; povos indígenas; arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )