SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51(IN)VISIBILITIES AND INDIGENOUS POETICS IN SCHOOL: ENCOUNTERS WITH IMAGESCURRICULUM, QUEER SOCIALITY AND POLITICS OF IMAGINATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SOARES, Maria da Conceição Silva; PAIVA, Vanessa Maia Bardosa de  and  NOLASCO-SILVA, Leonardo. GÊNEROS E SEXUALIDADES PRATICADOS EM CURRÍCULOS DISSIDENTES NOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.33-50.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30538.

Este artigo problematiza as políticas que atualmente estão em debate a partir do Programa Escola “sem” Partido, transformado em projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O texto trata das atitudes conservadoras que avançam sobre a Educação, desconsiderando a diferença que habita o cotidiano nas/das escolas. Apresenta micropolíticas de resistência que tencionam o poder de pensar a escola a partir dos gabinetes. A partir da metodologia das pesquisas com os cotidianos, apresenta resultados de pesquisas que indicam que não adianta proibir o debate sobre gêneros e sexualidades nas escolas porque este se atualiza com as práticas do dia a dia, desafiando o que está sendo recomendado como “o correto”.

Keywords : Currículos dissidentes; gênero e sexualidade; escola sem partido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )