SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número51LOS PELIGROS DE LA ESCUELA SIN PARTIDOLOS GESTOS (IM)PROBABLES: OCUPACIONES Y AFECCIONES ... índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FAVERE, Juliana de  y  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. JUVENTUDES EM MOVIMENTOS: Materialidades escolares, performatividades e inventividades. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.85-100.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30626.

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetiva cartografar os movimentos das juventudes contemporâneas num espaço de escolarização. Os movimentos cartografados percorreram por materialidades escolares, performatividades e inventividades, não de modo separados, mas embaralhados e na constituição de macro e micropolíticas. O campo de pesquisa é uma escola estadual de ensino médio. Os movimentos foram registrados com um diário de bordo, com descrições e relatos. Com a produção dos dados pelo caminho da cartografia, percebeu-se que os movimentos dos jovens seguem pela ordem das normas e dos modelos e pelas brechas micropolíticas como potências criadoras em que algo pode acontecer. Permeados pelas relações de poder, os dados indicam que os jovens afetam e são afetados pelos emaranhados de materialidades escolares, performatividades e inventividades.

Palabras clave : juventudes; escolarização; micropolíticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )