SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51(IM)PROBABLE GESTURES: OCCUPATIONS AND AFFECTIONS ...WHAT HAPPENED IN THE CLASSROOM? POLICIES, CURRICULUM AND WRITINGS WITHIN EVERYDAY LIFE TEACHER’S EDUCATION IN A PUBLIC UNIVERSITY, BRAZIL. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PIONTKOVSKY, Danielle  and  GOMES, Maria Regina Lopes. MICROPOLÍTICAS, CURRÍCULOS E FORMAÇÕES NAS INVENÇÕES DAS ESCOLAS. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.117-132.  Epub Mar 12, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30767.

A escrita deste artigo objetiva problematizar os mecanismos de controle e regulação das atuais políticas educacionais que têm desconsiderado o que é produzido nos cotidianos escolares, afirmando a luta por uma educação pública e de qualidade social. Metodologicamente, usa os estudos e pesquisas com os cotidianos e, nos encontros com os praticantes, produz pistas e indícios de que são nas negociações e composições entre os diferentes saberes e práticas que as micropolíticas cotidianas se inventam e produzem movimentos de (re)existência à imposição de verdades e tentativas de homogeneização das políticas de currículo e de formações docentes. Considera ainda essas micropolíticas como possibilidades de construção do exercício de democracias nos cotidianos das escolas.

Keywords : Currículos; Formações docentes; Micropolíticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )