SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número51LOS GESTOS (IM)PROBABLES: OCUPACIONES Y AFECCIONES ...¿QUÉ SUCEDIÓ EN LA CLASE? POLÍTICAS, CURRÍCULOS Y ESCRITURAS EN LOS COTIDIANOS DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN UNIVERSIDAD PÚBLICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PIONTKOVSKY, Danielle  y  GOMES, Maria Regina Lopes. MICROPOLÍTICAS, CURRÍCULOS E FORMAÇÕES NAS INVENÇÕES DAS ESCOLAS. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.117-132.  Epub 12-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30767.

A escrita deste artigo objetiva problematizar os mecanismos de controle e regulação das atuais políticas educacionais que têm desconsiderado o que é produzido nos cotidianos escolares, afirmando a luta por uma educação pública e de qualidade social. Metodologicamente, usa os estudos e pesquisas com os cotidianos e, nos encontros com os praticantes, produz pistas e indícios de que são nas negociações e composições entre os diferentes saberes e práticas que as micropolíticas cotidianas se inventam e produzem movimentos de (re)existência à imposição de verdades e tentativas de homogeneização das políticas de currículo e de formações docentes. Considera ainda essas micropolíticas como possibilidades de construção do exercício de democracias nos cotidianos das escolas.

Palabras clave : Currículos; Formações docentes; Micropolíticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )