SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número51GESTOS (IM)PROVÁVEIS: Ocupações e(m) afecções...O QUE ACONTECEU NA AULA? Políticas, currículos e escritas nos cotidianos da formação de professores numa universidade pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PIONTKOVSKY, Danielle  e  GOMES, Maria Regina Lopes. MICROPOLÍTICAS, CURRÍCULOS E FORMAÇÕES NAS INVENÇÕES DAS ESCOLAS. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.117-132.  Epub 12-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30767.

A escrita deste artigo objetiva problematizar os mecanismos de controle e regulação das atuais políticas educacionais que têm desconsiderado o que é produzido nos cotidianos escolares, afirmando a luta por uma educação pública e de qualidade social. Metodologicamente, usa os estudos e pesquisas com os cotidianos e, nos encontros com os praticantes, produz pistas e indícios de que são nas negociações e composições entre os diferentes saberes e práticas que as micropolíticas cotidianas se inventam e produzem movimentos de (re)existência à imposição de verdades e tentativas de homogeneização das políticas de currículo e de formações docentes. Considera ainda essas micropolíticas como possibilidades de construção do exercício de democracias nos cotidianos das escolas.

Palavras-chave : Currículos; Formações docentes; Micropolíticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )