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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

COSTA, Cistiano Bedin. ROLAND BARTHES E A AULA COMO FANTASIA IDIORRÍTMICA: Proposições para um viver-junto. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.149-163.  Epub 13-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30642.

Toma-se a obra de Roland Barthes como matéria de investigação. Nela, a noção de Viver-junto sugere um imaginário de aula enquanto espaço idiorrítmico, uma vida em comum na qual desejo e ritmo individuais encontram seus lugares. Através de proposições sobre preparação, prática e registro da aula, lida-se com noções barthesianas tais como fantasia, corpo e texto. Nesse percurso, discute-se as posições ocupadas por professor, aluno e os modos pelos quais saber e cultura veiculados ao ensino podem construir um espaço propício à produção de diferenças, à quebra da reprodução de papéis e de discursos. Enquanto prática de idiorritmia, o ensino efetiva um modo de estar junto no qual o movimento do sentido se constitui como a simples sugestão de um disparo, uma centelha capaz de acender o desejo.

Palavras-chave : Roland Barthes; Aula; Idiorritmia; Viver-Junto.

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