SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51ROLAND BARTHES AND THE LESSON AS IDIORRHYTHMIC FANTASY: PROPOSITIONS FOR LIVING TOGETHERA PEDAGOGY OF DIALOGUE AND HEART: GRÉGOIRE GIRARD AND PAULO FREIRE - TWO CATHOLIC INTELLECTUALS ON TWO CONTINENTS AND TWO CENTURIES AWAY. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BASZILE, Denise Taliaferro. QUANDO VIDAS NEGRAS IMPORTAM... De que vale o currículo?. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.164-174.  Epub Mar 13, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30560.

Questionando o currículo a partir de narrativas em que "vidas negras importam" o ensaio defende que o que sempre minou o projeto de justiça nas Américas e em outros lugares é uma profunda falta de amor pelos Negros. Uma falta tão profunda e persistente que tem o potencial de corromper até mesmo o amor das pessoas Negras pelas pessoas Negras, não simplesmente ao colocar mais valor nas vidas Brancas, mas também ao engolir os lugares e momentos em que os Negros ou qualquer grupo de pessoas marginalizadas poderiam imaginar o contrário. Tal como funciona a (pato)lógica do patriarcado capitalista da supremacia Branca. Distorce o amor. Embora este fato seja bastante evidente nas realidades materiais da morte Negra e do aprisionamento Negro, também é evidente na forma como a escolaridade e como o conhecimento nela funciona através de uma série de currículos - oficiais e não oficiais - de morte Negra, desprezo pelas pessoas Negras e assassinato do espírito Negro.

Keywords : currículo; subjetividades étnicas; micropolítica educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )