SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número51UNA PEDAGOGÍA DEL DIÁLOGO Y DEL CORAZÓN: GRÉGOIRE GIRARD Y PAULO FREIRE - DOS INTELECTUALES CATÓLICOS A DOS CONTINENTES Y DOS SIGLOS DE DISTANCIA.HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: O protagonismo dos movimentos sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RIBEIRO, Adalberto Carvalho; VIANA, Sirliane da Costa  y  RODRIGUES, Aldenise da Silva. EDUCAÇÃO DE ADULTOS (EJA): Capital cultural e percepções sobre a escola na Amazônia amapaense. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.189-209.  Epub 13-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.27304.

O objetivo é analisar o contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob o olhar do aluno, a partir de suas percepções de escola e das dificuldades de aprendizagem analisando suas vivências e trajetórias de vida. Diálogos com os autores Oliveira; Lima e Pinto (2012), Carvalho (2015) e Carbone (2013), entre outros. Categorias conceituais como percepção, capital cultural e camadas populares foram centrais. A abordagem foi quali-quantitativa com análise de conteúdo e estatística. 70 alunos da EJA de uma escola pública foram os investigados. Dados apontam para alunos que veem na escola o melhor caminho para ascensão profissional; trajetórias escolares e dificuldades financeiras contribuíram a entrada nessa modalidade de ensino. Acreditam que vão cursar o ensino superior.

Palabras clave : Capital Cultural; Educação de Jovens e Adultos; Percepção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )