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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MARCHELLI, Paulo Sergio. ORIGENS HISTÓRICAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (1823-1874). Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.225-242.  Epub 16-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.29394.

Este artigo tem como foco temático a discussão sobre as origens das políticas de formação de professores no Brasil que se deram ao longo do Período Imperial. Utiliza-se o método da pesquisa histórica realizada com base na análise de fontes primárias sobre as escolas de primeiras letras e as escolas normais criadas à época, valendo-se de contraposições críticas a textos contemporâneos sobre o tema contemplado. O estudo resulta na proposta de uma revisão dos marcos históricos do campo e conclui que somente há coerência em considerar uma política educacional como propriamente voltada para a formação de professores quando a questão curricular para tal propósito estiver posta explicitamente.

Palabras clave : História da Formação de Professores; Escolas de Primeiras Letras; Escolas Normais.

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