SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51HISTORICAL ORIGINS OF TEACHER EDUCATION POLICIES IN BRAZIL (1823-1874)BOOK APPS OF CHILDREN'S LITERATURE AND NEW LITERARY EXPERIENCES: A SYSTEMATIC REVIEW OF LITERATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROSSETTO, Aldenisa de Lima Acácio  and  LOBAO, Mário Sérgio Pedroza. PRONATEC: Uma Abordagem Da Evasão no Instituto Federal do Acre (Campus Rio Branco) no ano de 2014. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.243-260.  Epub Mar 16, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.24871.

Com o desenvolvimento do mercado de trabalho e a necessidade da diversificação da mão de obra qualificada, a educação profissional tornou-se destaque e impulsionou uma procura elevada por qualificação profissional. Objetivou-se aqui investigar o índice de evasão dos cursos ofertados pelo Instituto Federal do Acre - IFAC/ Campus Rio Branco, no ano de 2014, através do Pronatec. A problemática pautou-se pela busca de saber qual o índice real de evasão dos alunos dos cursos do Pronatec, ofertados pelo Instituto Federal do Acre - IFAC/ Campus Rio Branco, no ano de 2014. Concluiu-se, portanto, que foram realizadas 846 matrículas e deste total mais de 53% dos alunos evadiram-se. O público feminino representou 59% dos alunos que abandonaram a qualificação profissional, ou seja, 277 do total de 452 alunos. Assim sendo, cabe a realização de estudos mais aprofundados para conhecer os reais motivos que levaram esses 53% de alunos evadidos nos cursos.

Keywords : Pronatec; Evasão; Educação Profissional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )