SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número51PRONATEC: Uma Abordagem Da Evasão no Instituto Federal do Acre (Campus Rio Branco) no ano de 2014FORMACIÓN DE PROFESORES EN LA EXTENSIÓN UNIVERSITARIA: UN ANÁLISIS DE LAS PERSPECTIVAS Y LÍMITES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Daniella Carvalho Pereira dos; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista  y  FURTADO, Cássia Cordeiro. BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: Uma revisão sistemática de literatura. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.261-275.  Epub 16-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26806.

Os book apps são apresentados na literatura científica como ferramentas de leitura que permitem explorar recursos de multimídia, interatividade e funcionalidades específicas dos dispositivos digitais na contação de histórias. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com abrangência no período de 2015 e 2016 em 3 bases de dados: Google acadêmico, Scielo e Portal Capes, buscando levantar a produção científica sobre os book apps infantis e os efeitos dos recursos interativos na experiência literária das crianças, visando identificar as relações do assunto. Três bases de dados de publicações científicas constituíram-se em fontes secundárias para coleta de dados, realizada no mês de dezembro de 2016. Foram identificadas inicialmente 86.877 referências arrolando os eixos principais da temática, dos quais, após todos os filtros e leitura de títulos e resumos apenas 13 atendiam aos critérios definidos, sendo analisados. O estudo se deu na perspectiva interdisciplinar, onde se observou a importância de trabalhar os book apps infantis na construção de boas experiências literárias para o público infantil, uma vez que permitem explorar o texto narrativo e adquirir habilidades para lidar com a leitura multimodal.

Palabras clave : Book apps; Literatura infantil; Interatividade; Experiências literárias; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )