SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue52BETWEEN THE HOUSE, THE STREET AND THE SCHOOL: WHAT DID THE BOY SEE? ITINERARIES OF A CHILD IN SÃO PAULOWHO HAS SAID THAT RACIAL ISSUES DO NOT AFFECT BABIES? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TIRIBA, Léa  and  PROFICE, Christiana Cabicieri. CRIANÇAS TUPINAMBÁ: RIOS, COLINAS, BANCOS DE AREIA E MATAS COMO LUGARES DO BRINCAR COTIDIANO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.28-47.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30926.

O texto apresenta resultados de pesquisa-intervenção sobre processos de escolarização indígena entre povos Tupinambá de Olivença, em especial no que diz respeito às interações afetivas e apego à natureza. Orientam a investigação concepções de Espinosa e Guatarri, bem como conceitos do campo de estudos pessoa-ambiente, tais como apego ao lugar e biofilia. Análises parciais revelam que as brincadeiras com a natureza ocupam posição de destaque na vida infantil; que as práticas escolares fortalecem sentimentos de pertencimento ao mundo natural e a inventividade das crianças, criadoras de seus próprios artefatos; e que os núcleos Tupinambá de Educação Infantil poderão inspirar pedagogias comprometidas com a escuta das crianças e a proteção de todas as formas de vida, não apenas a humana.

Keywords : Crianças Tupinambá; Educação Escolar Indígena; Brincadeiras com a Natureza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )