SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número52ENTRE LA CASA, LA CALLE Y LA ESCUELA: ¿QUÉ VIO EL NIÑO? ITINERARIOS DE UN NIÑO EN SAN PABLO?QUIÉN DIJO QUE LAS CUESTIONES RACIALES NO AFECTAN LOS NENES? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

TIRIBA, Léa  y  PROFICE, Christiana Cabicieri. CRIANÇAS TUPINAMBÁ: RIOS, COLINAS, BANCOS DE AREIA E MATAS COMO LUGARES DO BRINCAR COTIDIANO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.28-47.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30926.

O texto apresenta resultados de pesquisa-intervenção sobre processos de escolarização indígena entre povos Tupinambá de Olivença, em especial no que diz respeito às interações afetivas e apego à natureza. Orientam a investigação concepções de Espinosa e Guatarri, bem como conceitos do campo de estudos pessoa-ambiente, tais como apego ao lugar e biofilia. Análises parciais revelam que as brincadeiras com a natureza ocupam posição de destaque na vida infantil; que as práticas escolares fortalecem sentimentos de pertencimento ao mundo natural e a inventividade das crianças, criadoras de seus próprios artefatos; e que os núcleos Tupinambá de Educação Infantil poderão inspirar pedagogias comprometidas com a escuta das crianças e a proteção de todas as formas de vida, não apenas a humana.

Palabras clave : Crianças Tupinambá; Educação Escolar Indígena; Brincadeiras com a Natureza.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )