SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número52ENTRE A CASA, A RUA E A ESCOLA: O QUE O MENINO VIU? ITINERÁRIOS DE UMA CRIANÇA EM SÃO PAULOQUEM DISSE QUE AS QUESTÕES RACIAIS NÃO AFETAM OS BEBÊS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

TIRIBA, Léa  e  PROFICE, Christiana Cabicieri. CRIANÇAS TUPINAMBÁ: RIOS, COLINAS, BANCOS DE AREIA E MATAS COMO LUGARES DO BRINCAR COTIDIANO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.28-47.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30926.

O texto apresenta resultados de pesquisa-intervenção sobre processos de escolarização indígena entre povos Tupinambá de Olivença, em especial no que diz respeito às interações afetivas e apego à natureza. Orientam a investigação concepções de Espinosa e Guatarri, bem como conceitos do campo de estudos pessoa-ambiente, tais como apego ao lugar e biofilia. Análises parciais revelam que as brincadeiras com a natureza ocupam posição de destaque na vida infantil; que as práticas escolares fortalecem sentimentos de pertencimento ao mundo natural e a inventividade das crianças, criadoras de seus próprios artefatos; e que os núcleos Tupinambá de Educação Infantil poderão inspirar pedagogias comprometidas com a escuta das crianças e a proteção de todas as formas de vida, não apenas a humana.

Palavras-chave : Crianças Tupinambá; Educação Escolar Indígena; Brincadeiras com a Natureza.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )