SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue52TUPINAMBÁ CHILDREN: RIVERS, HILLS, SAND BANKS AND FOREST AS PLACES OF EVERYDAY PLAYINGTHE PLACE AND TIME OF CHILDREN'S CULTURES IN BRAZILIAN RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MARQUES, Circe Mara  and  DORNELLES, Leni Vieira. QUEM DISSE QUE AS QUESTÕES RACIAIS NÃO AFETAM OS BEBÊS?. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.48-59.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30344.

Este artigo trata dos modos de apresentação de culturas afro-brasileiras às crianças de 0-3 anos em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Discute o trabalho pedagógico relacionado a tais culturas, com o objetivo de implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Em um primeiro momento, foram feitas entrevistas semiestruturadas com gestores e professores e, em um segundo momento, as alunas de Pedagogia realizaram práticas nos berçários. O estudo sinalizou a importância de que sejam ampliadas, nos cursos de formação de professores, as discussões que tratam sobre a potência dos bebês e sobre a importância da inserção de práticas promotoras de igualdade racial no cotidiano da escola infantil na busca de uma educação antirracista.

Keywords : Bebês; Igualdade racial; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )