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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MARQUES, Circe Mara  e  DORNELLES, Leni Vieira. QUEM DISSE QUE AS QUESTÕES RACIAIS NÃO AFETAM OS BEBÊS?. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.48-59.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30344.

Este artigo trata dos modos de apresentação de culturas afro-brasileiras às crianças de 0-3 anos em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Discute o trabalho pedagógico relacionado a tais culturas, com o objetivo de implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Em um primeiro momento, foram feitas entrevistas semiestruturadas com gestores e professores e, em um segundo momento, as alunas de Pedagogia realizaram práticas nos berçários. O estudo sinalizou a importância de que sejam ampliadas, nos cursos de formação de professores, as discussões que tratam sobre a potência dos bebês e sobre a importância da inserção de práticas promotoras de igualdade racial no cotidiano da escola infantil na busca de uma educação antirracista.

Palavras-chave : Bebês; Igualdade racial; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

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