SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número52EL LUGAR Y EL TIEMPO DE LAS CULTURAS INFANTILES EN LAS INVESTIGAS BRASILEÑAINFANCIA Y EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EN EL EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER EN BELÉM/PARÁ (1942-1980) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

VIANA, Carmeci dos Reis  y  ALVES, Laura Maria Silva Araújo. RITOS DE VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE CRIANÇAS NA HISTÓRIA DA INFÂNCIA EM BELÉM DO PARÁ (1910-1914). Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.77-90.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30602.

O presente artigo aborda inserções iniciais da pesquisa que está sendo desenvolvida na dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação que investiga os rituais do velório e do sepultamento de crianças em Belém do Pará (1910 e 1914). De cunho bibliográfico, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de um levantamento de autores que abordam a mortalidade infantil e as práticas culturais no ritual de despedida da criança na morte. Os objetivos que norteiam o artigo foram: (1) destacar aspectos da mortalidade infantil e os rituais do velório e do sepultamento de crianças em Belém do Pará; (2) apontar a relação dos rituais do velório e do sepultamento de crianças com o mito de veneração da alma dos anjinhos. Os resultados preliminares apontam que a mortalidade infantil era o grande flagelo no início da República e que os rituais de preparação do corpo, do velório e o do sepultamento estavam relacionados ao ideário religioso de que morrer anjinho era sinal de purificação da alma. Os dados revelam ainda que, de um lado, os ritos do velório e do sepultamento da criança estavam interligados ao nível sócio econômico da criança e da religiosidade dos seus familiares, e de outro, do rito de veneração da criança morta a partir dos aparatos e artefatos que davam ao anjinho um ar de docilidade e pureza.

Palabras clave : História da Infância; Mortalidade Infantil; Velório e Sepultamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )