SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue52CHILDHOOD AND EDUCATIONAL EXPERIENCES AT EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER IN BELÉM/PARÁ (1942-1980)THEATER AND PERFORMANCE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: [BODY]POSSIBILITIES FOR A SENSITIVE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TRINDADE, Talula Montiel  and  RICHTER, Sandra Regina Simonis. PINÓQUIO, LEITURA E ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: COMO TRANSFORMAM-SE EM BONECOS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.107-120.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30520.

Diante do desafio contemporâneo da entrada de bebês e crianças pequenas na Educação Básica, o artigo aproxima educação, literatura e infância para problematizar a experiência de leitura nos processos iniciais de escolarização. A escuta das narrativas de crianças de duas escolas estaduais (RS) em torno da imagem do bom aluno apresenta semelhanças com “As Aventuras de Pinóquio”, o qual se converte em um bom menino mas pensa como um boneco. A interlocução entre a obra “Pinóquio: um livro paralelo”, a fenomenologia de Bachelard e a hermenêutica de Gadamer sustenta a ideia de linguagem como experiência existencial de mundo, na qual o sentido emerge em situação para o leitor. A alteridade nos modos de ler e interpretar o mundo permite afirmar que ler é mais, e outra coisa, que alfabetizar.

Keywords : Linguagem e infância; Experiência de leitura; Escolarização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )