SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número52INFÂNCIA E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER EM BELÉM/PARÁ (1942-1980)TEATRO E PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: [COR]POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

TRINDADE, Talula Montiel  e  RICHTER, Sandra Regina Simonis. PINÓQUIO, LEITURA E ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: COMO TRANSFORMAM-SE EM BONECOS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.107-120.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30520.

Diante do desafio contemporâneo da entrada de bebês e crianças pequenas na Educação Básica, o artigo aproxima educação, literatura e infância para problematizar a experiência de leitura nos processos iniciais de escolarização. A escuta das narrativas de crianças de duas escolas estaduais (RS) em torno da imagem do bom aluno apresenta semelhanças com “As Aventuras de Pinóquio”, o qual se converte em um bom menino mas pensa como um boneco. A interlocução entre a obra “Pinóquio: um livro paralelo”, a fenomenologia de Bachelard e a hermenêutica de Gadamer sustenta a ideia de linguagem como experiência existencial de mundo, na qual o sentido emerge em situação para o leitor. A alteridade nos modos de ler e interpretar o mundo permite afirmar que ler é mais, e outra coisa, que alfabetizar.

Palavras-chave : Linguagem e infância; Experiência de leitura; Escolarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )