SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue52KAIRÓS: WALTZ WITH THE CHILDHOOD, IN THE SCHOOL, THROUGH PHILOSOPHICAL EXPERIENCECORPORALITIES, TEMPORALITIES AND CHILDHOOD: THE QUESTION FOR HOSPITALITY FROM SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

YARZA, Claudia. A HIPER-INFANTILIZAÇÃO DA INFÂNCIA: UM PROBLEMA PARA TODOS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.150-157.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30534.

O trabalho toma como eixo a crítica ao adultismo, que foi expressada por uma experiência de organização de crianças e adolescentes que na América Latina se denomina "protagonismo infantil". Adultismo e paternalismo, no entanto, podem ser relacionados com a colonialidade que introduziu uma incapacitação sobre os indígenas, mulheres e negros; portanto, com uma microfísica do poder, fruto da modernidade que é tendencialmente global e chega sob a forma hoje dominante da governabilidade, a uma infantilização dos cidadãos e, correlativamente, à corrosão da subjetividade e da política.

Keywords : protagonismo infantil; adultião; governamentalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )