SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número52KAIRÓS: VALSAR CON LA INFANCIA, EN LA ESCUELA, A TRAVÉS DE LA EXPERIENCIA FILOSÓFICACORPORALIDADES, TEMPORALIDADES E INFANCIAS: LA PREGUNTA POR LA HOSPITALIDAD DESDE LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

YARZA, Claudia. A HIPER-INFANTILIZAÇÃO DA INFÂNCIA: UM PROBLEMA PARA TODOS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.150-157.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30534.

O trabalho toma como eixo a crítica ao adultismo, que foi expressada por uma experiência de organização de crianças e adolescentes que na América Latina se denomina "protagonismo infantil". Adultismo e paternalismo, no entanto, podem ser relacionados com a colonialidade que introduziu uma incapacitação sobre os indígenas, mulheres e negros; portanto, com uma microfísica do poder, fruto da modernidade que é tendencialmente global e chega sob a forma hoje dominante da governabilidade, a uma infantilização dos cidadãos e, correlativamente, à corrosão da subjetividade e da política.

Palabras clave : protagonismo infantil; adultião; governamentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )