SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue52CURRICULAR ORGANIZATION IN CHILD EDUCATION: A QUESTION OF SCHOOL MANAGEMENTABSTRACT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BALISCEI, João Paulo; GARCIA, Fernando Herraiz  and  CALSA, Geiva Carolina. IMAGENS E PEDAGOGIAS DE GÊNERO: (DES)CONSTRUINDO MASCULINIDADES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.187-205.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32123.

As imagens emergentes na Cultura Midiática mostram papéis específicos sobre os gêneros e os sexos e desempenham funções pedagógicas semelhantes à escola. A partir dos Estudos Culturais e os Estudos das Masculinidades, esse artigo tem como objetivo investigar de que maneira as imagens publicitárias mediam na construção das subjetividades masculinas. Trabalhar nessa perspectiva levou a aproximar-se da campanha publicitária de Quasar Evolution, uma fragância da marca O Boticário que, no ano de 2015, foi difundida em comemoração ao dia do homem. Como resultado foi constatado que, em certa medida, a imagem do Homem-Quasar estava próxima e era cúmplice da masculinidade hegemônica já que, ainda que supostamente flexível, reforçava sua condição heterossexual.

Keywords : Educação; Estudos Culturais; gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )