Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
BALISCEI, João Paulo; GARCIA, Fernando Herraiz y CALSA, Geiva Carolina. IMAGENS E PEDAGOGIAS DE GÊNERO: (DES)CONSTRUINDO MASCULINIDADES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.187-205. Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32123.
As imagens emergentes na Cultura Midiática mostram papéis específicos sobre os gêneros e os sexos e desempenham funções pedagógicas semelhantes à escola. A partir dos Estudos Culturais e os Estudos das Masculinidades, esse artigo tem como objetivo investigar de que maneira as imagens publicitárias mediam na construção das subjetividades masculinas. Trabalhar nessa perspectiva levou a aproximar-se da campanha publicitária de Quasar Evolution, uma fragância da marca O Boticário que, no ano de 2015, foi difundida em comemoração ao dia do homem. Como resultado foi constatado que, em certa medida, a imagem do Homem-Quasar estava próxima e era cúmplice da masculinidade hegemônica já que, ainda que supostamente flexível, reforçava sua condição heterossexual.
Palabras clave : Educação; Estudos Culturais; gênero.