SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número52FORMACIÓN DE LECTORES EN LAS AMAZONAS: LA RELACIÓN ENTRE LA UNIVERSIDAD Y MOVIOS SOCIALESSENTIDOS DE CURRICULUM EN LA ESCUELA MUNICIPAL GLAUBER DOS SANTOS BORGES: QUÉ DICEN LOS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FERREIRA, Yvonélio Nery  y  CROZARA, Marília Simara. A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO DIABO NA LITERATURA INFANTIL: UMA LEITURA DO CONTO “O BOM DIABO”, DE MONTEIRO LOBATO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.274-287.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33183.

Na obra Contos da Tia Nastácia, publicada em 1937, uma antologia de historietas populares narradas pela personagem título a pedido de Pedrinho e da boneca Emília, podemos observar o entrecruzamento dos discursos religioso e folclórico, científico e popular. Nesse livro, a criada negra desfia os contos populares aos moradores do sítio, os quais, com postura crítica e interpelativa, tornam cada vez mais tensa a relação discursiva das histórias populares ouvidas. Ao resgatar folclores e crenças, Lobato procura desmitificá-los. Assim, no conto “O bom diabo”, o amansar da maldade e a relativização da bondade se compenetram a partir da simetria entre São Miguel e o Diabo, levando-nos a pensar em que medida esses sentimentos constituem o ser humano e a sociedade ocidental. Buscaremos, portanto, mostrar como se constituem os discursos religioso e folclórico na história infantil “O bom diabo”, de Monteiro Lobato. Para isso, refletiremos sobre a formação da literatura infantil e sobre a construção do imaginário da figura do diabo na cultura ocidental.

Palabras clave : Literatura infantil; Discurso religioso; Cultura brasileira; Monteiro Lobato.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )