SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue52CURRICULUM MEANINGS IN THE GLAUBER DOS SANTOS BORGES MUNICIPAL SCHOOL: WHAT TEACHERS SAYEDUCATION AS AN ART OF ENCOUNTERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GUEDES, Adriane Ogeda. O CORPO NOSSO DE CADA DIA: CORPOREIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.304-315.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.27937.

Este artigo foi produzido no contexto da pesquisa “Corpo, arte e natureza: investigando metodologias de formação docente” (UNIRIO). Seu objetivo é apresentar alguns questionamentos inicias a cerca da necessária integração de estudos e experiências voltados para a dimensão corporal nos processos formativos do professor, centrando-se na formação inicial. Para tanto, inicia evidenciando os desafios do contexto educacional e os limites de espaço e tempo presentes nas instituições educacionais. Em seguida, assentando-se nas pesquisas narrativas e biográficas, traz elementos da trajetória de formação estética da autora com vistas e destacar elementos que podem contribuir para as práticas formativas para, em seguida, apresentar e refletir sobre alguns dos aspectos da experiência vivenciada pela autora ao ministrar a disciplina obrigatória Corpo e Movimento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão provisória, por tratar-se de uma pesquisa em andamento, sublinha-se o papel da formação como espaço de promoção de mudanças de uma sociedade heterogênea, que busca qualidade de vida para todos e que considere às expressões corporais dos sujeitos e suas necessidades de integrá-las em seu processo de aprendizado.

Keywords : Corpo; Educação; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )