SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número52SENTIDOS DE CURRICULUM EN LA ESCUELA MUNICIPAL GLAUBER DOS SANTOS BORGES: QUÉ DICEN LOS PROFESORESA EDUCAÇÃO COMO ARTE DOS ENCONTROS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GUEDES, Adriane Ogeda. O CORPO NOSSO DE CADA DIA: CORPOREIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.52, pp.304-315.  Epub 10-Mar-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.27937.

Este artigo foi produzido no contexto da pesquisa “Corpo, arte e natureza: investigando metodologias de formação docente” (UNIRIO). Seu objetivo é apresentar alguns questionamentos inicias a cerca da necessária integração de estudos e experiências voltados para a dimensão corporal nos processos formativos do professor, centrando-se na formação inicial. Para tanto, inicia evidenciando os desafios do contexto educacional e os limites de espaço e tempo presentes nas instituições educacionais. Em seguida, assentando-se nas pesquisas narrativas e biográficas, traz elementos da trajetória de formação estética da autora com vistas e destacar elementos que podem contribuir para as práticas formativas para, em seguida, apresentar e refletir sobre alguns dos aspectos da experiência vivenciada pela autora ao ministrar a disciplina obrigatória Corpo e Movimento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão provisória, por tratar-se de uma pesquisa em andamento, sublinha-se o papel da formação como espaço de promoção de mudanças de uma sociedade heterogênea, que busca qualidade de vida para todos e que considere às expressões corporais dos sujeitos e suas necessidades de integrá-las em seu processo de aprendizado.

Palabras clave : Corpo; Educação; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )