SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53REPARAR MIÚDO, NARRAR KÉKERÉ Notas sobre nossa fotoetnopoética com crianças de terreirosENTRE A EFEMERIDADE DAS STORIES E A MEMÓRIA DA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FILE, Valter  e  MACAMBIRA, Leidiane. NA CADÊNCIA BONITA DO SAMBA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.64-81.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34511.

Este texto é sobre experiências do samba. Sobre as astúcias de sambistas e as formas que estes foram produzindo para equilibrarem-se entre miséria e festa. O samba assumido como um circuito comunicativo que possibilitou aos negros conversas e sincronização de significativos elementos da vida cultural numa sociedade produzida para os brancos. O texto está organizado em duas partes: a primeira, recupera elementos importantes do samba: o encontro para as dinâmicas das parcerias, das com-vivências que levam às composições e estas às maneiras de lidar com as memórias e com as relações entre presente e passado da diáspora africana; a segunda parte dedica-se a buscar em Michel de Certeau modelos para pensar as formulações das práticas: os relatos, os atos de palavras, as enunciações.

Palavras-chave : Samba; narrativas; cultura negra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )