SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53NA CADÊNCIA BONITA DO SAMBAUM PENSAMENTO MAIS LUIZGONZAGUIANO: MÚSICA E SONHOS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Joana Dourado França de; COUTO, Edvaldo Souza  e  BONILLA, Maria Helena. ENTRE A EFEMERIDADE DAS STORIES E A MEMÓRIA DA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.82-94.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33944.

O artigo analisa o descompasso entre as efemeridades da contemporaneidade, simbolizadas pelas Stories, publicações disponíveis durante 24 horas em redes e mídias sociais digitais e a memória da escola. O principal argumento é que a divergência entre estes dois contextos provoca tensões e tornam o cotidiano escolar pouco atrativo para jovens que, hoje, têm suas vidas organizadas por tecnologias móveis e seus aplicativos. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. O estudo foi fundamentado por investigações sobre cultura escolar, modernidade líquida e cibercultura aplicada à educação. O artigo conclui que tanto a liquidez quanto a memória possuem características fundamentais para as práticas educativas, por isso podem ser combinadas no cotidiano escolar.

Palavras-chave : Tecnologia Educacional; Memória e Stories; Cultura Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )