SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53UM PENSAMENTO MAIS LUIZGONZAGUIANO: MÚSICA E SONHOS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RURALDANZANDO CULTURA: CONOCIMIENTOS EN COREOGRAFÍA SOBRE LA FIESTA DE IEMANJÁ EN EL MUNICIPIO DEL RÍO GRANDE / RS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  y  KUSTER, Eliane. O VISÍVEL E O INVISÍVEL NOS CADERNOS ESCOLARES DE UMA ALUNA DA TERCEIRA IDADE NA EJA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.113-128.  Epub 19-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33667.

O artigo analisa os cadernos escolares de uma aluna da terceira idade no contexto das práticas e pautas escolares, sociais e culturais, em uma classe de EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período de 2003 a 2004. Considerando os cadernos escolares como fontes de pesquisa e a EJA como oportunidade de aprendizagem, procurou-se identificar seus diferentes usos e possíveis significados. A pesquisa, de caráter bibliográfico, documental e de campo, apoiou-se nos estudos de Chartier (1990), Oliveira (2008), Grinspun (2008), Viñao-Frago (2008) e Julia (2001). Como resultado, foi possível refletir sobre os cadernos escolares, sua utilização e o que representam no cotidiano da escola, como espaços próprios de expressão da individualidade da aluna.

Palabras clave : História da Educação; EJA - Educação de Jovens e Adultos; cadernos escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )