SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53UM PENSAMENTO MAIS LUIZGONZAGUIANO: MÚSICA E SONHOS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RURALDANÇANDO CULTURA: Saberes coreografados sobre a festa de Iemanjá no município do Rio Grande (RS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  e  KUSTER, Eliane. O VISÍVEL E O INVISÍVEL NOS CADERNOS ESCOLARES DE UMA ALUNA DA TERCEIRA IDADE NA EJA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.113-128.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33667.

O artigo analisa os cadernos escolares de uma aluna da terceira idade no contexto das práticas e pautas escolares, sociais e culturais, em uma classe de EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período de 2003 a 2004. Considerando os cadernos escolares como fontes de pesquisa e a EJA como oportunidade de aprendizagem, procurou-se identificar seus diferentes usos e possíveis significados. A pesquisa, de caráter bibliográfico, documental e de campo, apoiou-se nos estudos de Chartier (1990), Oliveira (2008), Grinspun (2008), Viñao-Frago (2008) e Julia (2001). Como resultado, foi possível refletir sobre os cadernos escolares, sua utilização e o que representam no cotidiano da escola, como espaços próprios de expressão da individualidade da aluna.

Palavras-chave : História da Educação; EJA - Educação de Jovens e Adultos; cadernos escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )