Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
GOMES, Greice Rosane y FARINA, Cynthia. O CONFINAMENTO JOVEM NO FILME “MAZE RUNNER”: Cultura e pedagogia tecnocapitalística. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.143-154. Epub 19-Feb-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34520.
Este artigo trata de alguns processos de subjetivação na contemporaneidade que se dão na inter-relação entre juventude e cinema. Voltado à leitura do filme “Maze Runner”, a pesquisa coloca em conversa os conceitos de sociedades disciplinares (Foucault) e sociedades de controle (Deleuze). O artigo foi construído com base no método cartográfico, e o referencial teórico utilizado é norteado prioritariamente pelos autores já mencionados, além de Sibilia e Rolnik. As principais temáticas envolvidas são processos de formação, capitalismo mundial integrado, cartografia, juventude e cinema.
Palabras clave : Cinema; Juventude; Subjetivação.