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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEREIRA, Abraão Jacinto  e  BERNARDES, Roseli. O FESTEJO INTERCULTURAL DO CANAUANIM Um veículo de divulgação, fortalecimento e manutenção da cultura Wapixana em Roraima. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.169-178.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33513.

O povo roraimense abriga diversas etnias devido ao grande número de povos indígenas e as três fronteiras com países de línguas diferentes (Venezuela - espanhol e Guiana - inglês) que os coloca o povo de Roraima em contato com uma grande variedade de características culturais. A globalização e o constante avanço tecnológico e de mídias pode ser um grande vilão dessas culturas milenares que mantem costumes e crenças tradicionais. Reavivar a cada dia esses costumes e crenças dentro da comunidade e divulgá-los é uma forma de manter a cultura na sua forma original sem perder suas essências. O Festejo Intercultural do Canauanim tem esse propósito de manter viva sua cultura por meio de atividades educativas, sociais, culturais, religiosas e econômicas o modo de vida com base nos ancestrais da cultura Wapixana. A intenção desse trabalho é expor como acontece esse festival e analisar do ponto de vista sociológico com o intuito de alcançar dimensões reflexiva sobre como os povos indígenas sobreviverão ao avanço tecnológico não no quesito de sobrevivência biológica e sim no que tange ao social, sem perder a essência nas suas diversas formas de manifestação, seja, de danças, jogos e lutas, e outras maneiras de expressão. Assim sendo proporcionar a comunidade acadêmica através deste artigo a oportunidade de conhecimento e valorização da cultura Wapixana como brasileiros e como atores numa luta pela proteção de sua cultura. Por meio da participação no XIII Festejo Intercultural do Canauanim e dos registo que fizemos, possibilitou a nos participantes novos saberes e vivências que contribuíram para o inter e multiculturalismo entre nos não-indígena e os indígenas.

Palavras-chave : Educação Intercultural; escolas; etnias; educação indígena.

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