SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53COMUNICADORES COMUNITÁRIOS COMO NARRADORES DE TERRITÓRIOS HABITADOS NA PERIFERIA DE RIO DE JANEIROINCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A educação infantil em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

WUNSCH, Luana. ORQUESTRA DE RECICLADOS DE CATEURA: MÚSICA QUE ENSINA PARA ALÉM DO CONTEXTO DO LIXO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.198-207.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33083.

A presente entrevista com o professor Favio Chavez, fundador e idealizador da “Orquestra de Reciclados de Cateura”, expõe os pressupostos de sociedade e educação que provêm deste projeto. Durante uma pesquisa in loco na comunidade de Cateura, Assunção, Paraguai, no segundo semestre de 2017, a autora percebeu a motivação pública para abordar questões globais de pobreza extrema. Porém como também é intensamente relatado, pela mesma população, a transformação deste espaço social por meio da música que é produzida ao lado, com instrumentos confeccionados com materiais recolhidos do mesmo modo, no maior aterro do Paraguai. Sob tal ótica, apresenta-se uma entrevista, de cunho qualitativo, acerca da fundação, das relações, dos espaços e dos tempos que emergem de uma ação que não está vinculada a nenhuma mantenedora formal de educação e que hoje é considerada uma das mais relevantes propostas de contextualização de arte e educação da América do Sul.

Palavras-chave : Ensino de Música; Inclusão Social; Instrumentos musicais reciclados.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )