SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue53INCLUSION OF CHILDREN WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS: CHILD EDUCATION IN FOCUSBLACK IDENTITY, EDUCATION AND SILENCING: THE PEDAGOGICAL LOOK FOR THE APPLICATION OF LAW 10.639 / 03 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALFLEN, Adriana Ferreira Martins  and  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A EXPERIÊNCIA CEARENSE QUE INSPIROU O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.233-247.  Epub Feb 19, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30092.

Este artigo investiga as experiências educacionais realizadas na educação básica do Ceará, que serviram de base ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pelo Ministério da Educação, em 2012. Foram consideradas diretrizes e políticas educacionais para os anos iniciais da educação básica, além da experiência cearense (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PAIC). A pesquisa, bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, fundamentou-se nos estudos de Azevedo (2004) e Dourado (2010). Foram também analisados a legislação pertinente e os documentos relacionados à experiência cearense e ao PNAIC. Os resultados obtidos evidenciaram que o PAIC e o PNAIC tratam, com prioridade, da alfabetização e têm como estratégia a formação continuada do professor alfabetizador.

Keywords : Alfabetização; Formação de professores; Políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )