SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53INCLUSIÓN DE NIÑOS CON NECESIDADES EDUCACIONALES ESPECIALES: LA EDUCACIÓN INFANTIL EN FOCOIDENTIDAD NEGRA, EDUCACIÓN Y SILENCIO: LA MIRADA PEDAGÓGICA PARA LA APLICACIÓN DE LA LEY 10.639 / 03 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALFLEN, Adriana Ferreira Martins  y  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A EXPERIÊNCIA CEARENSE QUE INSPIROU O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.233-247.  Epub 19-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.30092.

Este artigo investiga as experiências educacionais realizadas na educação básica do Ceará, que serviram de base ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pelo Ministério da Educação, em 2012. Foram consideradas diretrizes e políticas educacionais para os anos iniciais da educação básica, além da experiência cearense (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PAIC). A pesquisa, bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, fundamentou-se nos estudos de Azevedo (2004) e Dourado (2010). Foram também analisados a legislação pertinente e os documentos relacionados à experiência cearense e ao PNAIC. Os resultados obtidos evidenciaram que o PAIC e o PNAIC tratam, com prioridade, da alfabetização e têm como estratégia a formação continuada do professor alfabetizador.

Palabras clave : Alfabetização; Formação de professores; Políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )