SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue53BLACK IDENTITY, EDUCATION AND SILENCING: THE PEDAGOGICAL LOOK FOR THE APPLICATION OF LAW 10.639 / 03PROSPECTING IDEAS FOR THE RECONSTRUCTION OF THE HERMENEUTIC CIRCLE AND THE CIRCLE OF CULTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. O MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PESQUISA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.262-274.  Epub Feb 19, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32787.

O presente artigo parte de uma experiência em que o memorial foi pensado como estratégia de ensino e pesquisa. O trabalho contou com a participação de acadêmicos do 9º período de um curso de Psicologia ofertado em uma instituição de ensino superior (IES) privada, situada na capital do estado de São Paulo. A atividade foi projetada para estimular nos estudantes a elaboração de reflexões e análises sobre suas trajetórias pessoal, acadêmica e profissional. Produziu-se um total de 53 memoriais, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram o potencial deste recurso para fomentar rememorações e ressignificações de experiências vivenciadas pelos participantes em diferentes contextos.

Keywords : Memorial de Formação; Ensino; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )